O Governo do Ceará anunciou a criação de 2 mil vagas para a realização de concurso público destinado a professores da rede estadual. A proposta será enviada à Assembleia Legislativa do Estado do Ceará para apreciação. O anúncio foi feito pelo governador Elmano de Freitas, após reunião com representantes do sindicato Apeoc. No início de fevereiro, o governador já havia prometido a realização de um novo concurso. Também foi sancionada a lei que garante o pagamento do piso nacional do magistério com reajuste de 5,4%, retroativo a janeiro de 2026.
O aumento contempla toda a carreira, incluindo professores efetivos e temporários, além de aposentados e pensionistas. Com a nova legislação, a remuneração inicial da carreira passa a ser de R$ 7.181,41, podendo alcançar R$ 21.171,98 para docentes com doutorado. O investimento anual previsto apenas com o reajuste salarial é de R$ 272,436 milhões. Ao todo, cerca de 68 mil matrículas de profissionais, entre efetivos e temporários, serão impactadas pelas medidas.
