O governador do Ceará, Camilo Santana, anunciou medidas de enfrentamento à Covid-19 durante coletiva na manhã desta quinta-feira (21). As medidas foram apresentadas logo após uma reunião do Comitê de Saúde do estado com a presença do prefeito de Fortaleza, José Sarto e do Secretário de Saúde, Doutor Cabeto.
Camilo afrmou que o governo irá ampliar a rede de atendimento à Covid-19 no Ceará, retomando a utilização de unidades e leitos que foram criados durante a pandemia, mas que, devido a redução dos casos, tornaram-se locais de atendimento a outras demandas. O governador destacou a importância de garantir essa exclusividade, tendo em vista o aumento de casos registrado no estado.
Em seguida, Camilo fez uma alerta para que sejam evitadas as aglomerações e ressaltou que não haverá feriado no estado durante o período de Carnaval, a fim de que se evite o maior fluxo de pessoas. Camilo revelou que no decreto haverá uma recomendação para que a população não faça viagens entre os municípios, apenas para trabalho e ações emergenciais.
O governador também disse que uma das medidas será proibir o uso de áreas comuns de lazer nos condomínios de praia e obrigar os condomínios urbanos a adotarem as normas de isolamento social e o uso da máscara. Camilo pontuou que o governo não quer tomar nenhuma medida que afete a economia, mas que a cada semana o cenário da saúde será avaliado para que novas ações sejam tomadas.
Por fim, Camilo disse que a fiscalização será intensificada no estado, sobretudo em bares e restaurantes que estão causando aglomerações, para que sejam multados e punidos.