A produção e promoção de energia limpa a partir do hidrogênio verde segue avançando no Ceará. Um novo passo foi dado na tarde de ontem, quando o Governo do Ceará assinou acordo de cooperação com diversas instituições para capacitação da mão de obra qualificada para atuar neste novo e promissor contexto de mercado.

O Programa H-TEC visa o intercâmbio de informações e de experiências, implementação de cursos, ações de pesquisa, desenvolvimento e inovação.

O propósito principal do acordo é a capacitação profissional em energias renováveis no Ceará, visando à inclusão socioeconômica e ao atendimento das demandas crescentes da cadeia produtiva do setor, especialmente no que tange à energia eólica, solar fotovoltaica e hidrogênio verde, por meio da implantação de laboratórios de ensino especializados e da formação técnica, alinhados às inovações e necessidades do mercado.

O setor de energias renováveis apresenta vasto potencial ainda inexplorado, considerando que grande parte de sua capacidade eólica e solar ainda não está em operação. Expansões neste mercado fortalecerão a sustentabilidade, impulsionando também a geração de empregos e renda, sobretudo com a criação de um hub de hidrogênio de verde.

Além do Governo do Ceará, também assinaram o acordo a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado do Ceará (Secitece); Secretaria da Educação (Seduc); Secretaria do Trabalho do Estado do Ceará (SET); Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap); Federação das Indústrias do Ceará (Fiec); Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE); Universidade Federal do Ceará (UFC); Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), e o Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec).

Ao assinar o acordo, o governador Elmano de Freitas destacou que a instalação do mercado de energias renováveis cria a demanda de mão de obra qualificada e a oportunidade de geração de emprego e renda.