Quarenta projetos produtivos atenderão à 1.440 famílias em 26 municípios cearenses. Recursos são oriundos de um acordo de empréstimo junto ao Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) e do Tesouro Estadual
O Governo do Ceará assina, nesta sexta-feira (12), às 9h, o repasse financeiro dos projetos de investimento do Projeto Paulo Freire em Campos Sales, município localizado a 485 km de Fortaleza. Ao todo, estão sendo liberados recursos para 40 projetos em 26 municípios, sendo 15 na região do Cariri, 18 na região de Sobral e 7 no Sertão dos Inhamuns. O valor do repasse é de R$ 5.851.250,00 e são oriundos de um acordo de empréstimo junto ao Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) e do Tesouro Estadual. A execução do valor é realizada por meio da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA).
A transferência dos recursos financeiros por termo de fomento à associações e organizações produtivas da agricultura familiar no âmbito do Projeto Paulo Freire (Lei No. 16.231/17) foi publicado no último dia 27 de abril no Diário Oficial do Estado. O texto aprovado pela Assembleia Legislativa atende a mais de 1.440 famílias com projetos produtivos em apicultura, suinocultura, pesca artesanal, avicultura, artesanato, mandiocultura, cajucultura, dentre outros.
Conforme o documento, serão atendidos os seguintes municípios: Altaneira, Araripe, Assaré, Campos Sales, Nova Olinda, Potengi, Salitre, Santana do Cariri e Tarrafas (Cariri); Coreaú, Graça, Irauçuba, Massapê, Moraújo, Mucambo, Varjota, Pires Ferreira, Reriutaba, Senador Sá e Varjota (Região Norte) e Aiuaba, Arneiroz, Hidrolândia, Ipueiras, Quiterianópolis, Tauá e Parambu (Sertão dos Inhamuns).
Paulo Freire
O Projeto de Desenvolvimento Produtivo e de Capacidades – Projeto Paulo Freire, é fruto do acordo de empréstimo I-882-BR/E-17-BR entre o Governo do Ceará e o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), e tem por objetivo reduzir a pobreza e elevar o padrão de vida de agricultores familiares pobres e extremamente pobres de 31 municípios do Ceará.
As famílias beneficiadas têm a sua disposição assessoria técnica por três anos consecutivos, assessoria técnica especializada, capacitação e investimentos produtivos. As atividades previstas nestes projetos produtivos são avicultura caipira, ovinocaprinocultura, bordado, fogões ecológicos, quintais produtivos, equipamentos para silagem, banco de forragem, aquisição de animais para o melhoramento genético e aquisição de kits informática para as comunidades.
Do total de 40 comunidades atendidas, 35 recebem a primeira parcela dos recursos na solenidade que acontece em Campos Sales e outras 5 são atendidas com a segunda parcela. As seguintes comunidades foram atendidas com a primeira liberação de recursos pelo Projeto Paulo Freire (Lei No. 15.998/16): Boa Vista II, no município de Irauçuba; Trapiá, em Massapê; comunidade Serra dos Paulos, em Parambu; Arapuca, Salitre; e Lagoa do Carmo, Campos Sales.
SERVIÇO
Solenidade de Assinatura do Repasse de Recursos dos Projetos de Investimentos do Projeto Paulo Freire
Local: Comunidade Lagoa do Carmo – Distrito Barão de Aquiraz /Campos Sales
Data: 12.05.2017 (sexta-feira)
Horário: 9h
Com informação da A.I