O Governo do Ceará, por meio da Secretaria de Educação (Seduc) publica, nesta terça-feira (5), no Diário Oficial do Estado (DOE), a convocação de 648 professores para integrar a rede estadual de ensino. Os professores foram aprovados no Concurso de Professor, edital n°030/2018 – Seduc/Seplag. O governador Elmano de Freitas anunciou o chamamento por meio das redes sociais.

“Os professores já iniciarão o ano letivo de 2024, conforme compromisso assumido pelo Governo do Ceará. Desejo boa sorte e ótimo trabalho aos futuros servidores e servidoras do Estado”, frisou o gestor na publicação.

Esta é a sexta convocação de aprovados e integrantes do cadastro de reserva do concurso Seduc, que já havia chamado 3.300 profissionais da educação. Hoje, a rede estadual de ensino conta com 751 unidades escolares, com 71%  funcionando em tempo integral em 2023.

Remuneração

Atualmente, a remuneração inicial do professor com 40h semanais na rede pública estadual do Ceará é R$ 6.147,69, mensais (Professor Nível C – primeira etapa da carreira). A remuneração inclui as verbas relativas ao vencimento (piso nacional de R$ 4.420,55), regência e Parcela Variável de Redistribuição (PVR).

Além da remuneração, os docentes com jornada de 40h recebem vale alimentação, no valor de R$ 15,87, por dia.

A maioria dos docentes ativos da rede estadual está no nível de especialização, com uma remuneração de R$ 9.861,69. Já o docente com o último nível da carreira e com o título de doutor recebe remuneração de R$ 17.642,71.

Convocação

Todas as etapas da convocação, nomeação, lotação, posse e do exercício serão realizadas por meio do Sistema de Convocação (convocacaoconcurso.seduc.ce.gov.br). De acordo com o chefe do Executivo Cearense, o Sistema de Convocação foi desenvolvido para tornar os procedimentos mais ágeis e autônomos, dando celeridade à ação e garantindo uma tramitação mais rápida desse reforço para a educação cearense.

Nesse espaço, cada convocado deverá, individualmente, realizar seu cadastro pessoal e funcional. Também será possível solicitar a lotação inicial, submeter a documentação obrigatória à posse e enviar o termo de posse. Além disso, o usuário poderá solicitar reclassificação, observando o que normatiza o edital.

Antes de iniciar as ações no Sistema de Convocação, é fundamental a leitura e apropriação das orientações/informes disponíveis no site da Seduc.

Atendimento 

Buscando uma comunicação mais eficiente, as eventuais dúvidas sobre convocação/nomeação/posse/exercício deverão ser encaminhadas, exclusivamente, para o e-mail : [email protected].