Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

A campanha de vacinação contra a Covid-19 no Ceará já é uma realidade. O Governo do Ceará, através da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), concluiu o repasse de doses a todos os 184 municípios para a imunização de parte do grupo prioritário, de forma proporcional, em menos de 24 horas depois da chegada das 218 mil doses da vacina Coronavac em Fortaleza.

Com a utilização de diversas equipes, a Polícia Militar do Ceará atuou na escolta e segurança das vacinas, desde o desembarque no Aeroporto Internacional de Fortaleza – Pinto Martins até a chegada aos mais variados destinos selecionados por meio de rotas predeterminadas e estabelecidas pela Sesa.

Os envios seguiram um elaborado plano de logística do Governo do Ceará, com lotes distribuídos na Capital e as 20 cidades polo (Caucaia; Maracanaú; Baturité; Itapipoca; Aracati; Russas; Limoeiro do Norte; Sobral; Tianguá; Acaraú; Camocim; Crateús; Tauá; Quixadá; Canindé; Crato; Juazeiro do Norte; Brejo Santo; Iguatu; Icó) que correspondem às Áreas Descentralizadas de Saúde, de onde o material foi repassado aos demais municípios de todo o Ceará.

“Deu tudo certo com a distribuição de vacinas contra covid-19 no Ceará. Toda a logística planejada aconteceu nessas últimas 24 horas, e com isso todos os 184 municípios cearenses já iniciaram a sua vacinação. Mas é muito importante que continuemos com os cuidados de prevenção, o uso da máscara, o distanciamento e o isolamento social. Embora a vacina seja uma ótima notícia, a pandemia ainda não acabou”, alertou o secretário de saúde do Ceará, Dr. Cabeto.

Seguindo a orientação do ministério da saúde, cerca de 34% dos profissionais de saúde que estão na linha de frente, idosos institucionalizados, além de povos indígenas. O restante do público-alvo da Fase 1 do Plano de Imunização será vacinado de acordo com a chegada de outros lotes, que deve ocorrer nas próximas semanas.

Por orientação do Conselho Nacional de Secretários de Saúde, as secretarias estaduais não estão repassando todas as doses da vacina previstas para cada município, ficando de posse com a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). Até agora, os municípios cearenses já recebeu 76.700 doses, destinados aos profissionais de saúde da linha de frente mais crítica de exposição ao coronavírus, e 3.600 foram distribuídas aos idosos em casas de repouso.

A vacina utilizada neste momento, a Coronavac, necessita de duas doses para garantir uma melhor defesa do corpo contra o coronavírus, com a segunda dose a ser aplicada 28 dias após a primeira. Então, com a primeira remessa de imunizantes, o Ceará vai vacinar 109 mil pessoas. E para continuar com a campanha de vacinação, o Governador Camilo Santana espera receber novos lotes o quanto antes.

Já há um cronograma e uma expectativa de receber mais doses ainda nessa semana do Ministério da Saúde. Vamos continuar essa luta para que a gente possa ter o mais rápido possível o maior número de vacinas necessárias para imunizar a população cearense”, ressaltou Camilo.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp