O Ceará estabeleceu mais uma parceria internacional. Nessa terça-feira (15), foi firmado um termo de cooperação técnica entre Governo do Estado e Instituto Nacional de Saúde Pública de Cabo Verde (INSP/CV), a fim de oportunizar o intercâmbio de experiências nos campos da Educação na Saúde, Pesquisa e Inovação.
A assinatura do documento aconteceu no gabinete da Vice-Governadoria do Estado, contando com a presença de gestores da Administração Pública cearense e a participação remota dos representantes do equipamento africano.
“Esse momento representa muito mais do que um compromisso formal entre Ceará e Cabo Verde. Estamos unindo forças para promover a qualidade de vida das nossas populações, investindo na capacitação dos profissionais de saúde e trocando experiências que irão fortalecer nossos sistemas de saúde. Esse é o início de uma parceria transformadora, que trará benefícios duradouros e ajudará a construir um futuro mais justo, saudável e sustentável para nossos povos”, ressaltou a vice-governadora, Jade Romero.
A partir de agora, os desdobramentos do acordo serão conduzidos, em nível local, pela Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE). Para o superintendente da autarquia, a iniciativa representa o avanço da internacionalização das ações promovidas pela entidade vinculada à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa).
Também estiveram presentes no ato a secretária da Saúde, Tânia Mara Coelho; a secretária de Relações Internacionais, Roseane Medeiros; a secretária da Ciência e Tecnologia, Sandra Monteiro; a secretária executiva de Ensino Médio e Profissional da Secretaria da Educação do Estado, Jucineide Fernandes; a diretora de Pós-graduação em Saúde da ESP/CE, Olivia Bessa; e a presidente do INSP/CV, Maria da Luz Lima.
Eu espero que a gente leve e receba conhecimentos, porque nós aprendemos todo dia e queremos muito aprender com vocês”, destacou Tânia Mara Coelho
Além das capacitações para os profissionais de saúde, o desenvolvimento de estudos integra o cronograma do pacto, com o objetivo de criar soluções conjuntas para os desafios contemporâneos na área da saúde, permitindo a integração entre pesquisadores cearenses e cabo-verdianos.