Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

O Governo do Estado enviou para a Assembleia Legislativa mensagem pedindo autorização para contratar um empréstimo com o banco estatal de desenvolvimento alemão KfW, no valor de 50 milhões de euros (R$ 194 milhões) para o “Programa de Saneamento Básico para Localidades Rurais : adaptação as mudanças climáticas, mais conhecido como “Programa Águas do Sertão”

A matéria tramita em regime de urgência, devendo ser aprovada antes do início do recesso do fim de ano. O projeto visa beneficiar 150 mil pessoas na zona rural, para enfrentar os agravamentos da estiagem, ampliando o acesso da população rural ao abastecimento de água.

Outros objetivos é promover o uso racional dos recursos hídricos; promover o esgotamento sanitário; promover o uso de energias renováveis e inovações tecnológicas; fortalecer as estruturas de gestão comunitárias e associativas.

O objetivo é ampliar o acesso a água tratada na zona rural que em época de seca é abastecida por carros pipa. No Estado, 64% dos domicílios têm acesso a água canalizada e epenas 25% aos serviços de saneamento,