Linhas de transmissão de energia, energia elétrica

Com o objetivo de reduzir a poluição visual e trazer mais segurança aos pedestres que trafegam pelas vias cearenses, o Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Infraestrutura (Seinfra), planeja executar obras de internalização da rede elétrica e de telecomunicação em diversos pontos de Fortaleza e no Interior do Estado.

Ainda neste mês de setembro, os trabalhos de internalização da Avenida Desembargador Moreira, em Fortaleza, já serão iniciados. A obra compreende uma extensão de 775 metros e consiste em três etapas: instalação de nova fiação subterrânea; retirada da fiação aérea antiga; e retirada dos postes de concreto do lado leste da via, no sentido Beira-Mar.

De acordo com o secretário da infraestrutura do Ceará, Hélio Winston Leitão, outros pontos de Fortaleza, como o Polo Gastronômico da Varjota e a Avenida Aguanambi, serão beneficiados pelo projeto de internalização em breve. Além disso, cidades do Interior, como Barbalha e Icó, também terão trechos de sua rede internalizados no futuro.

O Governo do Ceará, por meio da Seinfra, vem executando, nos últimos anos, trabalhos de internalização da rede em diversas localidades do Estado, como no Centro Histórico de Sobral, onde já foram retirados 150 postes e mais de seis mil metros de cabos, em uma obra pioneira em sítio histórico no Estado, que recebeu investimentos de R$ 14 milhões.

Os recursos são oriundos do Programa de Investimentos Especiais em Energia Elétrica (PIE), administrado pela Seinfra, que obriga a distribuidora de energia do Estado a aplicar, em investimentos especiais de interesse do Ceará, percentual de 1% de seu faturamento líquido do ano anterior.

Placas solares nas escolas

Ainda segundo o secretário Hélio Winston Leitão, a Seinfra também tem como meta entregar, ainda neste ano, o projeto de implantação de sistemas fotovoltaicos em mais seis escolas da rede pública estadual.

Os recursos investidos são do Fundo de Incentivo à Eficiência Energética e Geração Distribuída do Ceará (FIEE), também administrado pela Seinfra.