Em Itapajé-CE, o evento realizado pela manhã desta quinta-feira (2) contou com a presença da secretária-executiva de Gestão da Rede Escolar da Secretaria da Educação (Seduc), Ciza Viana Moreira; do prefeito de Itapajé, Raimundo Nonato Silva; e de outras autoridades.
Alunos de mais três escolas estaduais sediadas no município também foram contemplados. São elas: EEM Monsenhor Catão Porfírio Sampaio, EEMTI Professora Estefânia Matos e EEMTI Antônio Custódio Mesquita.
O chefe do Executivo estadual falou do sentimento de participar da cerimônia de entrega de tablets no município. “Estou muito feliz em estar aqui. Nós já entregamos tablets aos alunos da 2ª e 3ª séries do Ensino Médio e, agora, estamos entregando para a 1ª série, para que todos os alunos da rede estadual tenham um equipamento com chip e conectividade”, disse Elmano de Freitas.
No total, foram 726 tablets entregues nesta data. O investimento realizado pelo Governo do Ceará, por meio da Seduc, com a iniciativa, foi de R$ 326.700,00. As instituições beneficiadas fazem parte da Crede 2, da rede estadual de ensino.
O prefeito Raimundo Nonato, que participou da cerimônia, parabenizou o governador Elmano de Freitas pela ação. “Investir em educação é olhar para o futuro, com entendimento, sabedoria e a vontade de construir um futuro melhor”, disse.
Resultados no país
A escola Profissionalizante Adriano Nobre, sediada em Itapajé, é destaque no estado. A instituição, que há 15 anos ensina o que se vive e vive o que se ensina – como estampa em uma faixa na entrada –, alcançou, em 2024, o melhor Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do Ceará e a primeira colocação em aprovação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Com uma média de 636,4 no ENEM 2024, a Escola tem a maior média entre as instituições estaduais.
Outro destaque é a evasão zero na escola, o que significa dizer que não existe abandono, conta o diretor José Clairto. O gestor está na instituição desde a sua fundação, tendo passado também pelos cargos de professor e coordenador ao longo da trajetória de resultados expressivos.
Areninha e tablets em Paramoti
Na segunda cidade, o governador Elmano de Freitas entregou mais de 80 unidades aos alunos. “Eu tenho muito orgulho de cada um dos nossos jovens da escola pública. Um orgulho verdadeiro. Os nossos jovens são o terceiro melhor ensino médio do Brasil”, pontuou o governador Elmano de Freitas. “Esse equipamento é para aumentar as oportunidades dos nossos jovens, se o filho do rico e da classe média tem um tablet para estudar, os filhos da escola pública também têm esse direito”, enfatizou.
Em Paramoti, foram entregues 81 tablets, com investimento superior a R$ 36 mil. Em todo o Ceará, serão distribuídos 109.396 equipamentos para estudantes da 1ª série do Ensino Médio, totalizando R$ 49,1 milhões em investimentos.
O governador ainda deixou um recado para os estudantes que sonham em cursar o ensino superior. “Eu sou alguém que nasceu no interior, filho de um agricultor e de uma professora aposentada, tive que ir para Fortaleza com 15 anos para estudar e me formar em Direito. Então, se esse filho de agricultor chegou a ser governador do Estado, vocês podem ser quem vocês quiserem”, afirmou.

A secretária executiva de Gestão da Rede Escolar da Secretaria da Educação, Ciza Viana — que representou a secretária Eliana Estrela — agradeceu pelos investimentos e ressaltou a satisfação da pasta em poder investir nos estudantes. “Temos que agradecer pelo investimento que tem sido feito na Educação e dizer que a Seduc está comprometida com o futuro desses estudantes, que se esforçam tanto”.
A prefeita de Paramoti, Telvânia Brás, agradeceu ao Governo do Ceará pela parceria. “Temos que agradecer por esse momento, porque quem investe em educação investe também em prevenção à violência. No futuro, teremos uma diversidade de profissionais em nosso município”, ressaltou. “Hoje é um dia de agradecer por essa parceria que tem proporcionado tanto a Paramoti”, concluiu.
Areninha
Paramoti também recebeu uma nova Areninha, a segunda inaugurada no município. Desta vez, o equipamento foi instalado no distrito de Lages, com investimento de R$ 313 mil.
O secretário do Esporte, Rogério Pinheiro, destacou a alegria pelo momento e a importância de um equipamento desse porte para as comunidades. “Essa é a maior política pública de esporte de todo o país. O Governo do Ceará entende o esporte como um mecanismo transformador”, afirmou. Esta é a entregue pela atual gestão.
Com informações do Governo do Estado do Ceará
