A inauguração de uma adutora no Município de Pedra Branca, prevista para hoje (28), foi adiada porque um atentado destruiu equipamentos do novo sistema de abastecimento de água construído pelo Governo do Estado na Região do Sertão Central.

De acordo com a Secretaria dos Recursos Hídricos do Estado, a ação criminosa causou “danos severos” no Reservatório Especial do Dispositivo de Quebra de Pressão da Adutora. Uma equipe técnica da Superintendência de Obras Hidráulicas (Sohidra) constatou, nessa terça-feira, os danos na estrutura do sistema de abastecimento, o que inviabilizou a inauguração da obra.


Segundo, ainda, a Secretaria dos Recursos Hídricos, ‘’foram registrados também danos na estrutura de concreto, manta de impermeabilização interna, tubulação e registros, além da demolição de cercas, mureta e estacas de concreto da urbanização”.


O equipamento danificado, conforme os técnicos da SRH, tem o papel de reduzir a pressão dos tubos da adutora, garantindo que a água captada no Açude Cachoeira seja injetada na rede de distribuição de água da cidade de Pedra Branca’’.

INVESTIGAÇÃO


A Polícia Civil abriu inquérito para apurar o atentado que destruiu equipamentos da adutora, caracterizado como crime contra o patrimônio público.