O Governo do Estado vai realizar nesta terça-feira, 20, por meio da Secretaria da Educação, a celebração dos 15 anos do Programa Mais Paic – Aprendizagem na Idade Certa. A solenidade, que terá como local o Centro de Eventos, em Fortaleza, contará com as presenças da governadora Izolda Cela (PDT), da secretária da Educação, Eliana Estrela, e de outras autoridades. Os prefeitos dos 184 municípios cearenses foram convidados para participar do evento.
Durante a celebração, serão anunciadas novas medidas em prol dos objetivos do programa.
Segundo a Secretaria de Educação, o Programa Aprendizagem na Idade Certa começou em 2007, durante a gestão de Izolda Cela à frente da pasta, com a meta de alfabetizar todas as crianças cearenses até os 7 anos de idade. Com essa finalidade, o programapassou a oferecer formação continuada aos professores, apoio à gestão escolar e material estruturado, entre outras iniciativas. Em 2011, as ações foram expandidas até o 5º ano; em 2015, o programa foi ampliado até o 9º ano do Ensino Fundamental. A Seduc informou ainda que a iniciativa apoia a aprendizagem dos alunos para que eles ingressem no Ensino Médio bem preparados.
O avanço da aprendizagem da rede pública é demonstrado, entre outros indicadores, pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), o qual revelou que o Ceará alcançou, em 2019, pontuação de 5,2, ultrapassando a projeção para aquele ano (4,6). Ainda conforme o Ideb, a rede pública cearense alcançou nota 6,3 em 2019, superando em 1,5 ponto a meta estabelecida pelo Ministério da Educação (MEC).
O Ceará obteve os melhores resultados nas duas etapas do Ensino Fundamental entre os estados do Norte e do Nordeste no Índice. O sucesso nos resultados transformou o Ceará em referência na educação pública, de forma que apoia implementação de programas semelhantes em outros seis estados.
(*) Com informações do governo do Ceará