Já se encontra em operação a Delegacia de Proteção ao Idoso e à Pessoa com Deficiência, implementada pelo Governo do Estado do Ceará na semana passada. A unidade é a primeira especializada a esse público e integra o Complexo de Delegacias Especializadas, Code, no bairro Aeroporto, em Fortaleza.
A equipe é formada por uma delegada titular, dois escrivães, cinco inspetores e assistentes sociais, que participaram de capacitação junto à Coordenadoria de Idosos e Pessoas com Deficiência, Ministério Público, OAB e sociedade civil, a fim de tornar apto o atendimento em libras. O objetivo é prestar serviço que rompa com barreiras físicas e atitudinais, com foco na cidadania, autonomia e efetivação de direitos humanos.
Dados do IBGE indicam que, no Ceará, mais de um 1 milhão e 200 mil pessoas estão acima dos 60 anos de idade, representando 13,7% da população total. O Ceará também desponta como terceiro estado com maior número de pessoas com deficiência no país, com aproximadamente 2,3 milhões de cidadãos deficientes, atrás apenas do Rio Grande do Norte e da Paraíba.