O Governador Camilo Santana anunciou, por meio transmissão ao vivo nas redes sociais, nesta sexta-feira (6), que o Governo do Estado ingressou na Justiça para pedir a obrigatoriedade de exames de passageiros que venham ao Estado por meio do Aeroporto Pinto Martins, em Fortaleza. No Ceará, apenas 5% dos passageiros que chegam em voos nacionais são testados para a doença. A escolha dos testados, é feita de maneira aleatória. Com o pedido, o Governo visa ter mais controle da doença, principalmente da nova variante. Não há testagem em passageiros de voos internacionais.

O Ceará teve os primeiro casos da variante Delta confirmados nesta semana. Até o momento, o Estado tem 15 casos confirmados da nova cepa. Além disso, a Fundação Oswaldo Cruz monitora mais 40 casos suspeitos.

A medida foi anunciada enquanto o Governador falava sobre o novo decreto estadual , que passa a valer a partir de segunda (9). Contudo, o novo documento não traz nenhuma mudança do já vigente. Apesar dos contínuos bons índices da doença no Estado, o Comitê de Combate a Covid-19 determinou que a melhor medida, era a continuação da atuação situação.

No entanto, Camilo ressaltou que a fiscalização sobre o cumprimento do decreto, será intensificada. Segundo o Governador, aumentou o número de casso de descumprimento das medidas.