O Governo do Estado espera, para os próximos dias, um desfecho sobre a disputa de uma área territorial de 2.874 em 13 municípios das Regiões dos Sertões de Crateús, Norte e Ibiapaba. A área é reivindicada pelo Estado do Piauí, mas um laudo elaborado pelo Exército, pode favorecer o Ceará.

O Grupo Técnico de Trabalho do Governo do Estado que acompanha a disputa territorial entre Ceará e Piauí considera que o laudo pericial, após a análise de dezenas de mapas históricos, é categórico em afirmar que, na quase integralidade desses documentos, a Serra da Ibiapaba é, historicamente, pertencente ao território cearense.

Os Governos do Ceará e do Piauí apresentam ao Exército as dúvidas, impugnações e observações sobre o laudo que mostra incerteza sobre a divisa entre os dois estados. O prazo de 15 dias começou a ser contado na última sexta-feira quando o documento do Exército foi encaminhado aos dois estados. Quanto ao litígio na área judicial, a expectativa é que, com o calendário eleitoral deste ano, uma decisão final fique para 2025.

AGENDA NO JORNAL ALERTA GERAL

O repórter Carlos Alberto, da Rádio Agora FM 94.9, afiliada à Rede Somzoom, em Tianguá, faz um relato sobre a disputa territorial entre Ceará e Piauí e quais são os novos caminhos para o fim do litígio.

Produzido pelo Sistema Ceará Agora, o Jornal Alerta Geral é gerado pelo FM 104.3 – Expresso Grande Fortaleza, tem transmissão pela Internet e por mais de 20 emissoras de rádio.

Em nota pública divulgada na última sexta-feira (28), o Grupo Técnico de Trabalho que acompanha a disputa territorial entre Ceará e Piauí, avaliou que o laudo pericial produzido pelo Exército Brasileiro é favorável ao estado do Ceará.

LEIA MAIS