O Governo do Ceará  anuncia, nesta quinta-feira (10), o lançamento do Programa Integrado de Prevenção e Redução da Violência, intitulado PreVio. O programa conta um investimento de 65 milhões de dólares, o equivalente a 325 milhões de reais e tem como objetivo geral qualificar a atuação governamental na realização de projetos de prevenção social e de segurança pública, além de reduzir vulnerabilidades e violências para públicos específicos. O Programa será levado para os dez municípios mais populosos do Ceará

O Ceará encerrou 2021 com 3.299 Crimes Violentos Letais e Intencionais, que são a soma de homicídios dolosos, feminicídios, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte. O Número representa uma queda em 18% quando comparado com o quantitativo de 2020, na qual foram registradas 4.039 mortes violentas. 

O Governo do Estado e a prefeitura de Fortaleza tem realizado várias ações para prevenção de crimes violentos, como a expansão do Raio pelo interior do Estado, e a atuação, agora, do Centro de acolhimento às mulheres vítimas de violência durante 24 horas entre outras.