O Governo do Ceará paga, nesta sexta-feira, 17, a primeira parcela do 13º salário dos servidores estaduais. A governadora Izolda Cela anunciou, nessa quinta-feira que de 160 mil servidores estaduais, entre ativos e inativos – ou seja, aposentados e pensionistas -, receberão o recurso.
Segundo a governadora, o pagamento representa um acréscimo de mais de R$ 500 milhões na folha de pagamento, chegando a quase R$ 1,9 bilhão em junho, incluindo o contracheque do mês. A antecipação do 13º dos servidores estaudais foi feita no mês de maio, quando Izolda publicou, nas redes sociais, a decisão. O cronograma deste ano antecipou em 20 dias a previsão de pagamento da primeira parcela do abono. No mês passado, ao fazer o anuncio, a governadora ressaltou que essa boa notícia era resultado de reuniões que teve com a sua equipe de Governo, envolvendo as secretarias da Fazenda e do Planejamento e Gestão, responsáveis pelo equilíbrio fiscal e boa organização das contas do Estado.
Em 2021, o governo do estado creditou de forma antecipada a primeira parcela do 13º dos servidores no dia 21 de junho, enquanto a segunda ocorreu em 10 de dezembro. Também foram beneficiados à época 160 mil servidores, de acordo com o então governador Camilo Santana (PT).