Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

A Secretaria de Recursos Hídricos do Estado solicitou ao Ministério do Desenvolvimento Regional a liberação, no primeiro semestre de 2022, de 95 milhões de m3 de água da Transposição São Francisco para o Ceará. A informação foi dada, nesta sexta-feira, pelo Secretário de Recursos Hídricos, Francisco Teixeira, em entrevista ao Jornal Alerta Geral.
O “Alerta Geral’ é gerado pela Rádio FM 104.3 – Expresso Grande Fortaleza e tem transmissão pelas redes sociais do @cearaagora e por mais de 20 emissoras de rádio no Interior.


Um volume de 65 milhões de m3 de águas do São Francisco, de acordo com o secretário, foram liberados no primeiro semestre de2021, percorrendo 53 KM do Cinturão das Águas do Ceará (CAC), passando pelos Rios Salgado e Jaguaribe, chegando à Barragem do Castanhão e reforçando o sistema de abastecimento da população da Grande Fortaleza.

As águas da Transposição, segundo, ainda, Francisco Teixeira, irão avançar a partir do dia 4 de janeiro em direção ao KM 75, entre Jati, na Região do Cariri, onde é feita a captação da Transposição, em direção ao Município de Cariús, na Região Centro Sul do Estado. Ele destaca, nesta entrevista, que, quando concluído o ramal do Rio Salgado, haverá uma liberação mais permanente de águas do São Francisco. Essa medida, conforme o Secretário de Recursos Hídricos, garantirá a perenização do Rio Salgado, o que abre oportunidade para o desenvolvimento de atividades mais intensa em municípios das Regiões Sl e Centro Sul do Estado.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp