A Secretaria de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos, através da Gestão do Sistema Único de Assistência Social, abre, nesta segunda-feira, a partir das 9 horas, no Hotel Oásis, em Fortaleza, o III Encontro da Vigilância Social, com a participação dos 184 municípios cearenses.

O evento, que se estende até essa terça-feira, tem por objetivo combater e identificar vulnerabilidades dos grupos de riscos em diferentes territórios.

Entre os 184 municípios do Ceará, 30 cidades se destacam com as iniciativas mais inovadoras em seus territórios de atuação serão certificadas. Os representantes de cada um dos municípios presentes também serão capacitados para construir as Cartografias Sociais em seus territórios.

A ideia principal do evento, que reunirá uma média de 350 pessoas, é incentivar os municípios a atuarem com criatividade e compromisso no sentido de fortalecer o trabalho da vigilância social em todo o Ceará.

A Secretária de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos Onélia Santana, destaca que o encontro fortalece ainda mais a política da Assistência Social e que somente através do trabalho comprometido dos profissionais atuantes na vigilância social é que é possível disseminar informações territorializadas das situações de risco social que recaem sobre famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade.

Programação
Data: 21 e 22 de novembro
Local: Hotel Oásis Atlântico– Av. Beira Mar, 2.500 – Meireles
21/11
8h – Credenciamento e café de boas-vindas
9h – Abertura com mesa de autoridades
9h20 – Certificação das Experiências Exitosas da Vigilância Socioassistencial
12h – Almoço
13h30 – Socialização de quatro experiências exitosas em Vigilância Socioassistencial
16h – Debate
17h – Encerramento do dia

22/11
8h – Café da manhã
9h – Exposição participada sobre Território, Territorialidade e Territorialização: Identificação das Vulnerabilidades, Riscos Pessoal e Social e Potencialidades – Cartografia Social enquanto Linguagem para Inclusão Social
Responsável: Paulo Clemente – Técnico da Vigilância Socioassistencial da SNAS.
10h20 – Debate
11h – Trabalho de grupos com construção da cartografia social
12h30 – Almoço
14h – Continuação: Trabalho de grupos
15h – Apresentação dos Trabalhos de grupo
17h – Avaliação e Encerramento