Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

O Governo Federal libera, a partir desta segunda-feira (28), empréstimos financeiros para  empreendedores populares por meio do Programa de Simplificação do Microcrédito Digital, o SIM Digital.  O programa foi criado por uma medida provisória assinada pelo Presidente, Jair Bolsonaro. Os empréstimos vão levar em conta a realidade social desses empreendedores e oferecer condições favoráveis, de acordo com a capacidade de pagamento.

Para pessoas físicas com atividades ligadas à prestação de serviços, será liberado um crédito de até R$ 1.000 que vão ser pagos em até 24 parcelas, com taxa de juros a partir de 1,95% ao mês. O empréstimo será liberado mesmo para as pessoas que estão com restrição de crédito. A linha será ofertada pela Caixa Econômica Federal e o benefício pode chegar a 30 milhões de pessoas. Já para os microempreendedores individuais, os MEIs, o crédito é de até R$ 3 mil e pode ser quitado em até 24 parcelas a uma taxa de 1,99% ao mês. De acordo com o Ministério da Economia, 18 milhões de MEIs terão acesso a essa democratização do crédito. 

Os empréstimos para pessoas físicas serão liberados pelo aplicativo Caixa Tem. Para MEIs, a liberação será nas agências, mas, no prazo de dois meses, também estará disponível no aplicativo. De acordo com a Caixa, as operações serão liberadas no dia 28 de março. O novo programa permite o uso de recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço , o FGTS, como garantia para o empréstimo.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp