O Ministério da Economia atingiu a marca de 300 serviços digitais que passaram a ser ofertados ao cidadão. De acordo com a pasta, além da melhora no atendimento à população, a medida traz economia. Por meio do portal serviços.gov.br, o cidadão pode obter informações sobre saque do abono salarial, fazer declaração do Imposto de Renda, parcelar dívidas com o governo, agendar atendimento para tirar a Carteira de Trabalho, entre outros.
Entre os principais serviços procurados estão os prestados pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). De acordo com o secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital, Paulo Uebel, a meta do governo federal é digitalizar 1.000 serviços públicos até o fim de 2020.
Nesta quarta-feira (10), o INSS passará a ofertar quase 100% dos serviços de forma eletrônica, por meio do aplicativo Meu INSS, além do telefone 135. Nas agências físicas ficarão, apenas, serviços que só podem ser feitos de forma presencial, como perícia médica, prova de vida, avaliação social, vista ou carga de processos, devolução de documentos e outros cumprimentos de exigências.
(*) Informações da Agência Brasil.