As mentiras continuam sendo espalhadas pela Internet e levam muita gente a acreditar que, supostos benefícios sociais ou previdenciários, serão implantados. É o que acontece, nesse momento, com a falsa notícia de criação de uma Bolsa Usuário, destinada a usuários de drogas.
A fake News destaca, ainda, por meio de um vídeo, que o benefício seria de 1 mil reais por mês. O Governo Federal desmentiu a existência do suposto auxilio e afirmou que, quem necessita de tratamento no Sistema Único de Saúde (SUS) devido ao abuso de álcool e outra s drogas, deve procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBS), os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e/ou Centros de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas III (CAPS AD).
De acordo com o Governo Federal, dependentes químicos, assim como outros cidadãos, podem ter acesso a benefício do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) — como auxílio doença, ou incapacidade temporária, desde que sejam contribuintes e atendam aos critérios de concessão da Previdência Social.
O benefício pode ser concedido diante do agravamento do quadro de dependência química que leva o dependente a não poder trabalhar.