Governo Federal recebe as primeiras unidades do Implanon

Foto: Cofen/ Reprodução

O governo federal deu início à oferta do implante contraceptivo subdérmico (Implanon) no Sistema Único de Saúde (SUS). O Ministério da Saúde recebeu o primeiro lote com mais de 100 mil unidades do dispositivo, além de 100 kits de treinamento para capacitar médicos e enfermeiros responsáveis pela inserção do método na rede pública. Com alta eficácia e longa duração, o novo implante subdérmico será incorporado na saúde pública para prevenir a gravidez.

Assim como o Dispositivo Intrauterino (DIU), o Implanon tem validade de até três anos e não depende do uso contínuo ou da adesão da mulher, como ocorre com pílulas e injetáveis. A meta do governo é distribuir, até o fim de 2026, 1,8 milhão de unidades, sendo 500 mil neste ano. O investimento estimado é de R$ 224 milhões.

A distribuição começará em outubro e será direcionada prioritariamente a estados e municípios com maiores índices de vulnerabilidade social e gravidez na adolescência. “Todas as nossas adolescentes e mulheres em idade fértil, de 14 a 49 anos, vão poder buscar mais essa opção de saúde sexual e reprodutiva nas unidades”, afirmou a secretária de Atenção Primária à Saúde, Ana Luiza Caldas.

Informações – Ministério da Saúde