Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

O Governo do Estado inaugurou nessa segunda-feira (23), brinquedopraças e academias de ginástica nos municípios de Uruoca e Senador Sá. Participaram da inauguração a vice-governadora do Ceará, Izolda Cela, ao lado da secretária executiva de Cidadania e Direitos Humanos da SPS, Lia Gomes. Com as entregas, o Programa Mais Infância Ceará, idealizado pela primeira-dama Onélia Santana, chega ao equipamento de número 94 no Estado.

Pra mim é uma alegria estar aqui inaugurando um espaço de integração e lazer para os moradores. O município de Uruoca vem se destacando na educação do nosso estado, e vem trabalhando de forma séria e organizada. Não tenho dúvidas de que essa brinquedopraça vai contribuir, ainda mais, com o desenvolvimento das crianças e da cidade como um todo, disse a vice-governadora na primeira inauguração da noite.

A brinquedopraça, que integra o pilar Tempo de Brincar do Programa Mais Infância Ceará, assegura o direito das crianças de dois a 12 anos ao desenvolvimento de suas capacidades físicas, cognitivas e psicológicas através do ato de brincar. Já as academias ao ar livre se destinam ao esporte e ao lazer de jovens, adultos, idosos e pessoas com deficiência. A contrapartida das prefeituras é garantir a praça em bom estado de conservação para o uso e manutenção dos equipamentos.

O prefeito de Uruoca, Kilsem Pessoa, falou sobre o impacto do equipamento no desenvolvimento das crianças.

A vice-governadora Izolda Cela e a primeira-dama Onélia Santana estão investindo muito na educação do nosso estado. Prova disso é essa brinquedopraça maravilhosa que está sendo inaugurada hoje. O processo de desenvolvimento das crianças começa desde cedo, de forma lúdica, e é esse espaço é uma ferramenta importante para isso, disse.

Em seguida, foi a vez do município de Senador Sá receber a brinquedopraça e a academia.

Nossa terra se dedica muito às crianças, que são o futuro da nossa sociedade. Senador Sá é merecedor de estar recebendo essa brinquedopraça. E zelando bem por ela, certamente estaremos recebendo ainda mais obras, afirmou a prefeita Regina Lúcia.

Estrutura

Os espaços de lazer para as crianças são áreas cercadas de 240m², com piso anti-impacto e oito brinquedos infantis: duas casinhas duplas, sendo uma com ponte de playground e outra com ponte de eucalipto, dois escorregadores com balanço triplo, duas gangorras e dois brinquedos em mola. O Estado oferta os equipamentos e cabe às prefeituras municipais garantir a conservação da praça e a manutenção dos brinquedos. Até o momento, 92 equipamentos para as crianças já foram entregues pelo Governo do Ceará, com investimento de R$ 180 mil (cada).

A academia ao ar livre, com área total de 100m², possui onze equipamentos para fortalecimento da musculatura, alongamentos e correção postural. Entre os equipamentos estão simuladores individuais de bicicleta, esqui, caminhada e de cavalgada, volante vertical duplo, alongador três alturas, twist lateral duplo, de rotação diagonal dupla e multiexercitador com seis funções, todos com placas de orientação para correta atividade. O recurso para implantação do equipamento é da ordem de R$ 20 mil.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp