Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

O governo federal anunciou um pacote com quatro medidas para o trabalhador e entre as iniciativas, a principal é a possibilidade de dar entrada no pedido de seguro-desemprego pela internet, assim que receber os documentos demissionais.

O sistema já está funcionando e para o trabalhador dar entrada é necessário o preenchimento de um cadastro com dados pessoais no site Emprega Brasil, do Ministério do Trabalho.

Apesar da facilidade, o procedimento, no entanto, não elimina a necessidade do profissional ir até um posto do Sine após preencher o cadastro na internet. O comparecimento ainda é necessário para evitar fraudes, informou o governo.

Até então, para da entrada no seguro-desemprego, o trabalhador precisava agendar um atendimento presencial em um posto de atendimento, preencher um formulário e entregar a documentação. Com o novo sistema, o trabalhador já vai a um posto de atendimento com o formulário preenchido.

Além disso, o prazo de 30 dias para receber o benefício começa a contar a partir do momento em que o trabalhador preenche o cadastro na internet –e não após o atendimento presencial, como ocorre hoje.

Com informações UOL