O Governo do Estado lançou, por meio do Programa Integrado de Prevenção e Redução da Violência, mais uma medida de incentivo ao empreendedorismo e à independência feminina. Nesta segunda-feira, foi apresentado o Projeto Empodera, uma política de prevenção à violência direcionado a mulheres de 18 a 55 anos, em situação de violência doméstica e familiar, que residem em territórios vulneráveis.

A meta, até 2026, é atender 920 mulheres em 10 municípios. O evento foi comandado pela vice-governadora Jade Romer. A gestora explica como vai funcionar o programa.

SONORA – JADE 1

O Empodera visa capacitar as mulheres para a criação de empreendimentos que possam garantir a autonomia das vítimas. Apenas para 2024, o Governo do Estado tem o objetivo de atender 280 pessoas. Os municípios abrangidos são Fortaleza, Caucaia, Maranguape, Maracanaú, Itapipoca, Sobral, Quixadá, Iguatu, Juazeiro do Norte e Crato. São priorizadas mulheres que possuem medida protetiva de urgência expedida e/ou solicitada.

As mulheres selecionadas terão direito a uma bolsa de R$ 400, vinculada a frequência, por sete meses, além de Capital Semente ao final da capacitação, no valor de R$ 2 mil, para darem início aos próprios negócios. A triagem das beneficiadas será feita junto às Casas da Mulher Brasileira, Municipal e Cearense, Centro de Referência de Assistência Social, Centro de Referência Especializado de Assistência Social, Grupo de Apoio às Vítimas de Violência e Redes Municipais de atendimentos especializado.

A vice-governadora Jade Romero destaca a importância do programa para estimular o empreendedorismo e gerar novos empregos no Ceará, protegendo as mulheres vítimas de violência.

“Gostaria de agradecer a toda a equipe do PReVio por esse trabalho e tantos outros projetos e programas desenvolvidos. O PReVio é bastante importante dentro de uma articulação para que possamos avançar no Ceará. Essa articulação entre órgãos, os Poderes, é fundamental para que possamos conseguir êxito na nossa missão que é buscar um Ceará cada vez mais justo. O Empodera vem para que essas mulheres possam ter uma vida plena, justa, digna. A partir daí, com a devida capacitação, possa se qualificar e ter o apoio necessário para encerrar esse ciclo de violência. Não é só uma questão de vontade, mas sim de oportunidade. E o Empodera dá essa oportunidade para essas mulheres”, destacou a vice-governadora Jade Romero.

O projeto será dividido em três fases: Fortalecimento Emocional, Empoderamento Econômico e Incubadora. No primeiro momento, as mulheres acessarão informações e também irão refletir sobre autoimagem, gênero, direitos humanos, saúde mental e trabalho.

Na sequência, as beneficiadas passam por formação voltada para o letramento digital, os aspectos financeiros de negócios alinhados à economia solidária e a elaboração de um Plano de Empreendimento Solidário. Já o último período tem como objetivo a implementação dos empreendimentos solidários, sob orientação e consultoria técnica.

O coordenador do Previo, Avilton Júnior, ressaltou o potencial e o poder de transformação por meio do Empodera.

“Nossa expectativa é transformar a vida dessas mulheres e famílias por meio do Empodera. Esses próximos meses serão de muito aprendizado e satisfação em poder ajudar todas essas pessoas”, disse.

A defensora geral do Ceará, Samia Farias agradeceu o Governo do Estado pelo apoio e por mais uma ação voltada para as mulheres.

“Quem trabalha com violência doméstica sabe que as maioria das mulheres sofre a violência psicológica, inicialmente, e também patrimonial. Para quebrar com esse ciclo não basta apenas a denúncia, mas também a atuação de uma rede de apoio. No Ceará, essa rede vem de forma integrada também pelo meio do empodera. A Defensoria é uma parceria do Governo do Estado e eu gostaria de parabenizar a todos por essa ação, um movimento com um olhar diferenciado, que visa dar uma nova oportunidade de vida para essas mulheres”, pontuou.