Os sinais de preocupação com a inflação: o presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reúne, nesta sexta-feira, com ministros para discutir medidas para maior controle dos preços dos alimentos.
O repórter Carlos Silva conta, no Jornal Alerta Geral, que o presidente Lula determinou que o combate ao aumento no preço dos alimentos seja prioridade para seus ministros e pediu soluções imediatas.
A inflação desses produtos chegou a 7,69% no ano passado, pressionando o orçamento das famílias, sobretudo de menor renda, e gerando insatisfação com o governo.
Além de corroer o orçamento doméstico da população de baixa renda, a inflação e pode fazer estragos políticos e eleitores para o Governo. São, pelo menos, 10 medidas em estudo nessa área – entre elas, a redução do custo das transações eletrônicas, antecipação da entrada em vigor da nova cesta básica, venda de remédio nos supermercados e redução do desperdício.
REMUNERAÇÃO PARA QUEM RECEBE BPC
No conjunto de medidas, estão, ainda, as propostas de Isenção de impostos para doação de alimentos; redução de prazo de reembolso para pagamento no cartão de crédito e a desoneração para a contratação de jovens e maiores de 60 anos.
São estudadas, também, entre essas medidas, a manutenção do pagamento do Benefício de Prestação Continuada (BPC) para deficientes contratados pelo setor de supermercados; estimulo à contratação de jovens egressos do serviço militar pelos supermercados; – flexibilização de contratos de trabalho e inclusão na desoneração da folha e, por exemplo, redução dos custos do paineis de energia solar.