Para aumentar a adesão ao Desenrola Brasil, programa de renegociação de dívidas do governo federal, o Ministério da Fazenda promove nesta quarta-feira (22), em parceria com bancos e outros credores, o ‘Dia D do Desenrola’. Segundo dados do Governo, 7 milhões de brasileiros já conseguiram quitar as dívidas.
Para atender mais pessoas interessadas, os bancos vão ampliar os horários de atendimento de parte de suas agências nesta quarta-feira (22) – isso muda de um banco para outro.
O Desenrola Brasil permite renegociar dívidas que tenham sido negativadas entre 1º de janeiro de 2019 e 31 de dezembro de 2022, e cujo valor atualizado seja inferior a R$ 20 mil.
Também estão incluídas dívidas bancárias, como cartão de crédito, e as contas atrasadas de outros setores, como energia, água e comércio varejista.
O Programa começou pela Faixa 2, voltada às pessoas com renda mensal de até R$ 20 mil e cujas dívidas bancárias foram inscritas em cadastros de inadimplentes até 31 de dezembro de 2022. As renegociações da Faixa 2 do Programa Desenrola são realizadas diretamente com os bancos credores.