Os caminhos para a realização de um sonho para quem quer entrar no serviço público federal estão abertos: a proposta orçamentária de 2025, que chegou ao congresso nacional, prevê um volume de recursos de R$ 2 bilhões para abertura de concursos voltados à contratação de novos servidores do Governo Federal.
O projeto de lei dispõe, ainda, sobre autorização para contratação de 53.599 pessoas para o Poder Executivo — dos quais 46.882 são para banco de professores de professores do Ministério da Educação, sendo as demais vagas, ou seja, 6.717, para outras áreas da administração federal. O repórter Carlos Silva dá detalhes, no Jornal Alerta Geral, sobre a realização de novos concursos.
Segundo o secretário de Orçamento Federal do Ministério do Planejamento e Orçamento, Clayton Luiz Montes, o volume de verbas já está reservado, mas ainda não está definido exatamente quais concursos e cargos serão ofertados no ano que vem.
Uma das áreas mais carentes em temos de quadro de pessoal é a previdência social que, nos últimos 10 anos, teve um elevado número de pedidos de aposentadoria, sem que, na mesma proporção, houve reposição de vagas nas agências do INSS.