A lentidão do INSS para responder aos pedidos de benefícios dá sinais de que, mesmo com as medidas anunciadas pelo Ministério da Previdência Social, será difícil o cumprimento da meta de reduzir, até o dia 31 de dezembro, o tempo de espera para análise de processos para 45 dias. Quarenta dias após o início do chamado Programa de Enfrentamento à Fila da Previdência Social, o número de pedidos à espera de análise no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) caiu apenas 5,7% – ritmo considerado baixo.


REPERCUSSÃO NO JORNAL ALERTA GERAL


O Jornal Alerta Geral, que é gerado pela FM 104.3 – Expresso Grande Fortaleza, com transmissão por mais de 20 emissoras de rádio do Interior do Estado e pelas redes sociais do @cearaagora, repercute as informações sobre a lentidão no andamento da fila do INSS.


O repórter Sátiro Sales participa do Jornal Alerta Geral e fala sobre a angústia de quem espera por longos meses à analise dos processos com pedidos de auxílios e aposentadorias. O jornalista Beto Almeida, ao comentar o assunto, considera que a fila é interminável e destaca o projeto de lei que trata sobre medidas para agilizar as respostas aos protocolos com solicitação de benefícios.

TRANSPARÊNCIA NO PORTAL DO INSS


Os dados Portal da Transparência Previdenciária, compilados pelo próprio INSS, apontam que o estoque de solicitações pendentes passou de 1 milhão, 790 mil, em junho, para 1 milhão, 690 mil em agosto (até o dia 28). Se forem considerados apenas os pedidos com prazo acima de 45 dias, o porcentual não é muito diferente: uma redução de 7,95% no mesmo período. A solução do problema da fila do INSS é uma prioridade para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que já fez cobranças públicas ao ministro da Previdência Social, Carlos Lupi.


O presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, declarou, em entrevista ao Jornal O Estado de São Paulo, que os números, de fato, ficaram “aquém” do esperado, e citou dois motivos principais para o lento avanço no processamento dos pedidos: número recorde de novos pedidos registrados em agosto, de mais de 1 milhão – a média mensal gira em torno de 800 mil solicitações, e, também, o pedido de documentos adicionais para conclusão da análise dos processos com solicitações de benefícios.

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