A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, cumpre agenda nesta sexta-feira (23), em Fortaleza (CE), ao lado do governador Elmano de Freitas. Em evento no Palácio da Abolição, ela anuncia recursos para a formação de jovens nas áreas das Tecnologias da Informação e da Comunicação.
O anúncio faz parte de uma parceria do programa Residência em TIC, do MCTI, com o governo do Ceará, para viabilizar a segunda etapa do C-Jovem. Ao todo, o ministério irá investir R$ 34 milhões na iniciativa, que vai formar 8,4 mil estudantes. Os recursos são oriundos da Lei de Informática para a formação de profissionais capazes de desenvolver soluções para a indústria e para a transformação digital no Brasil.
Nesta nova fase, o C-Jovem atuará como projeto de extensão da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) e Universidade Federal do Ceará (UFC). Poderão ingressar na formação estudantes de ensino médio, recém-egressos do ensino médio (há até 3 anos) e alunos do ensino superior.