Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

A Prefeitura de Fortaleza entregou agora pela manhã o 24º Ecoponto instalado na cidade, localizado no bairro Messejana (Regional VI), na rua Nicolau Coelho, esquina com a rua 24 de Novembro. O projeto tem pouco mais de um ano de funcionamento e vem respondendo positivamente em seu objetivo principal que é criar uma condição propícia para a reciclagem de resíduos domésticos. Nos 23 pontos existentes, a Prefeitura contabiliza um total de mais de 4 mil toneladas de materiais recebidos.

Os Ecopontos são locais adequados para a população fazer o descarte gratuito de pequenas proporções de entulho, restos de poda, móveis e estofados velhos, além de pneus, óleo de cozinha, papelão, plásticos, vidros, metais, celulares e aparelhos eletroeletrônicos. Como recompensa, é possível trocar por desconto na conta de energia e crédito no Bilhete Único.

Esse prêmio tem garantido o êxito do projeto. Em pouco mais de nove meses, foi gerado um benefício total de R$ 151.723,81 em desconto na conta de energia e crédito no Bilhete Único para mais de 9.200 usurários cadastrados no Programa Recicla Fortaleza.

Os equipamentos funcionam de segunda-feira a sábado, sempre de 8h às 12h e de 14h às 17h. Para atender à população, há em todos os Ecopontos um funcionário da Ecofor Ambiental, concessionária da Prefeitura de Fortaleza, responsável pela gestão de resíduos sólidos urbanos, transmitindo orientações e recebendo o material. Um outro funcionário atesta a quantidade de resíduos depositados em cada contêiner dos Ecopontos.

Para ter acesso aos benefícios, é simples. Basta que o fortalezense procure um dos Ecopontos mais próximos, levando a conta da Enel ou o Bilhete Único, para fazer o cadastro e receber o cartão Recicla Fortaleza. Daí, é separar os resíduos recicláveis e levá-los para pesagem, lembrando de armazená-los sem sobra de alimentos ou produtos para não atrair insetos e gerar mau cheiro. No local, o cidadão confere a tabela de valores dos resíduos recicláveis, pois o crédito será calculado de acordo o peso e os tipos de materiais, levando em consideração o mercado.

Materiais que geram crédito no Recicla Fortaleza
Os materiais que vão gerar crédito na conta de energia são vidro, metal, papel, plástico e outros, como na divisão abaixo:

Vidro
– Embalagens de vidro, café solúvel e maionese, e garrafas de cerveja, refrigerantes e aguardente.

Metal (exceto cobre)
– Ferros em geral, parafusos, latas de cerveja e refrigerantes, aço inox, antimônio, baterias de carro e moto, chumbo e bronze.

Papel
– Papelão, jornais, livros, cadernos, papel branco e papel misto.

Plástico
– Garrafas de refrigerantes (PET), filme, PVC, mangueira, sacolas, embalagens de água sanitária, margarina e detergente.

Outros
– Óleo de cozinha e embalagens Tetrapak (leite, sucos e achocolatados).

 

Fonte: Prefeitura de Fortaleza