Mulheres que contraíram Covid-19 durante a gravidez passaram os anticorpos adquiridos contra a doença para os fetos, conferindo aos bebês proteção contra o novo coronavírus, é o que afirma estudo feito no Hospital Pennsylvania da Filadélfia nos Estados Unidos.
Em todo o Ceará, 239 pacientes gestantes e puérperas foram confirmadas com Covid-19 durante a pandemia, de acordo com a Secretaria Estadual da Saúde. A transferência dos anticorpos via placenta, nos demais casos, ocorreu tanto de mães que foram assintomáticas quanto das que tiveram uma doença leve, moderada ou severa. E foi maior quanto mais tempo tinha se passado entre a contaminação e o parto.
Apesar dos resultados promissores, os cuidados ainda devem ser tomados, até o primeiro semestre do ano passado, período mais crítico das infecções, nove mulheres gestantes e oito puérperas cujo parto ocorreu em até 45 dias vieram a óbito por Covid-19 no Ceará, e vale lembrar que o Ministério da Saúde incluiu, gestantes e puérperas no grupo de risco da Covid-19 por considerar que elas estão mais vulneráveis a infecções em geral.