A greve dos servidores, o aumento de despesas, as filas crescentes de pedidos de auxílios e aposentadorias, o pente-fino para conter irregularidades no BPC e a implantação de um sistema voltado a diminuir a quantidade de ações na Justiça Federal contra o INSS são os maiores desafios do Ministério da Previdência Social.


O Governo Federal criou um programa para negociação entre o INSS e os segurados com o objetivo de reduzir a judicialização excessiva de conflitos no âmbito judicial. Hoje, são 3 milhões e 800 mil ações contra o INSS. Com a greve dos servidores, a expectativa é que aumente o número de novas ações.
O repórter Sátiro Sales destaca, no Jornal Alerta Geral, que, antes das ações serem movidas na Justiça Federal, o sistema de negociações vai permitir que o segurado entre com os pedidos de análise na Procuradoria-Geral Federal (PGF) e da Procuradoria-Geral da União (PGU) e receba, com mais agilidade, os benefícios a que tem direito.

ORIENTAÇÃO: whatsApp (85) 99273.4353


O Jornal Alerta Geral mantém uma linha aberta com o whatsApp (85) 99273.4353 para receber mensagens dos ouvintes e internautas com dúvidas na área da previdência social. A orientação é dada, aos sábados, a partir das 7 horas da manhã, no Jornal Alerta Geral, com o professor e advogado Paulo Bacelar.