Após um caso de gripe avária ser confirmado no Brasil, novos possíveis casos da doença estão aparecendo em regiões do país. O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) está investigando possíveis casos da Síndrome Respiratória e Nervosa das Aves, a gripe aviária, em três estados brasileiros: Ceará, Minas Gerais e Tocantins.
As doenças em apuração incluem a Influenza Aviária e a Doença de Newcastle, ambas com potencial de alto impacto para a avicultura nacional.
No Ceará, a suspeita é monitorada pela Agência de Defesa Agropecuária do Estado (Adagri) e ocorre na cidade de Salitre, no Cariri, em uma criação de fundo de quintal. Segundo o órgão, o caso não envolve granjas comerciais, e o local foi imediatamente interditado após a notificação da morte de aves.
De acordo com a Adagri, assim que foi comunicada sobre a mortalidade, uma equipe de auditores fiscais foi enviada ao local para realizar atendimento técnico, avaliação clínica das aves e coleta de amostras. O material foi encaminhado ao laboratório oficial do Mapa, em São Paulo, onde será submetido a exames específicos para a detecção dos vírus da influenza aviária e da Doença de Newcastle, doenças que podem apresentar sintomas semelhantes.
