A deputada federal Luizianne Lins e o deputado federal José Airton Cirilo deflagraram, nessa terça-feira, em reunião com o presidente da Executiva Regional do MDB, ex-senador Eunício Oliveira, um movimento para lançamento de candidatura própria ao Governo do Estado tendo como argumento a montagem de um palanque leal ao presidenciável Lula no Ceará.


O encontro, que teve, também, a participação dos deputados estaduais Danniel Oliveira (MDB) e Elmano de Freitas (PT) foi uma reação às novas críticas direcionadas pelo presidenciável Ciro Gomes ao PT e, também, à frase do prefeito de Sobral, Ivo Gomes, que, ao postar um texto com legenda da foto de um encontro entre o irmão, Cid, e o ex-presidente Lula, durante encontro em Fortaleza, escreveu: todo cuidado com a carteira, é pouco.


A postagem de Ivo ganhou repercussão nacional e irritou lideranças nacionais do PT, além de gerar desconforto no Palácio da Abolição. O governador Camilo Santana, lançado candidato ao Senado pelo líder petista, tem sido leal aos irmãos Cid e Ciro Gomes e cumpre o papel de interlocutor para diminuir as tensões na base de apoio político.


PALANQUE LEAL


José Airton e Luizianne, juntamente com Eunício, querem uma frente ampla de partidos de oposição ao nome a ser lançado pelo PDT. “Como poderemos subir no palanque de um candidato que desrespeite o Lula dessa forma? É inaceitável”, questionou José Airton.

“Não podemos submeter o PT a um papel subalterno. Nossa história não permite isso. E tenho certeza de que a base do partido compartilha esse sentimento”, disse José Airton, que colocou o nome como pré-candidato ao Palácio da Abolição.


Durante o encontro, o ex-senador Eunício Oliveira mostrou-se aberto a estender o diálogo e apoiar uma candidatura do PT ao Governo do Estado. Eunício voltou a descartar a possibilidade de participação do MDB em uma coligação puxada pelo PDT na corrida à sucessão do Governador Camilo Santana. Ao final da reunião entre dirigentes do PT e MDB, ficou acertada a realização de reuniões para mobilizar outros partidos que poderão, também, compor a aliança voltada à construção de um palanque para o presidenciável Lula no Ceará.

(*) Com informações da Assessoria de Imprensa do deputado José Airton Cirilo