Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Abordar temas como bullying e dengue com crianças de escolas municipais é um dos objetivos do trabalho do Núcleo de Ações e Projetos Preventivos (NAPP), vinculado à Inspetoria de Segurança Escolar da Guarda Municipal de Fortaleza. Com exposições semanais, os guardas realizaram, com uma linguagem acessível e lúdica, 62 apresentações nos três primeiros meses deste ano.

Teatro de fantoches, contação de histórias, rodas de conversas, colagem, pinturas e murais estão entre as metodologias adotadas pelos integrantes do NAPP para repassarem os conhecimentos para as crianças. “Em três meses, foram 40 apresentações do teatro de fantoches e 22 exposições de incentivo à cidadania, promoção da cultura de paz e a formação de cidadãos de bem para uma sociedade justa e solidária”, explica a subinspetora Fabiana Teixeira, uma das responsáveis pelo Núcleo de Ações e Projetos Preventivos.

O teatro de fantoche consiste na apresentação de bonecos criados pelos próprios servidores. As rodas de conversas, que advém da técnica “Conversation Wheel”, estimulam jovens e adolescentes no processo de reflexão, conscientização e sensibilização, contribuindo para a interatividade e o bem comum. A contação de história é voltada para os centros de educação infantil e creches como ferramenta de aproximação e no processo de formação da primeira infância. Sem perder o caráter preventivo de segurança, as temáticas trazem uma mensagem de respeito, obediência e reafirmam o valor da família e cidadania. Já as oficinas de pinturas e murais possuem temáticas voltadas para o meio ambiente e trânsito, fazendo com que as crianças desenvolvam uma melhor percepção do ambiente que as cercam e das noções de segurança em vias e transportes.

Com informação da A.I