O deputado federal José Nobre Guimarães, vice-presidente da Executiva Nacional do PT, deixou, nesta segunda-feira, em entrevista ao Jornal Folha de São Paulo, um duro recado para os partidos que pressionam ou questionam a postura adotada pelo comando da pré-campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre alianças nos estados e construção de uma federação.
Ao ser perguntado sobre cobranças e pressões de antigos e futuros aliados, Guimarães disparou: ‘’Quem não quiser não vai’, diz o petista em resposta a reclamação feita pelo presidente do PSB, Carlos Siqueira, que chegou a colocar como entrave o controle, pelo PT, de 27 das 50 vagas de uma possível federação formada com o PSB, PC do B e PV.
Guimarães, nessa resposta, é ainda mais abrangente: “A militância não aceita que alguém de outro partido fique dando pito no PT.
‘Faça isso senão não vou…’ Quem não quiser não vai. Não estamos pedindo favor a ninguém para compor a federação”, afirmou Guimarães, que ainda acrescentou. “Ninguém tira tamanho dos partidos por decreto. O PT é do seu tamanho e é desse tamanho que nós vamos para a eleição”.
E, ainda, sobre a formação de uma federação, Guimarães disse que ‘’o PT não iniciou o debate sobre federação somente por questões eleitorais. O PT entende que a federação é um instrumento que pode ser fundamental para alterar a correlação de forças dentro do Congresso, com um bloco de esquerda, centro esquerda, que seja capaz de iniciar uma nova governabilidade congressual’’. Ele defende que o PT faça uma ampla aliança e afirmou que, nesse momento, existem conversas com o ex-governador Geraldo Alckmin e com o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, assim como a construção de alianças estaduais com o MDB.
Segundo Guimarães, o PT não procurou nenhum desses partidos para fazer federação e que o debate foi aberto a partir de pedidos das siglas de esquerda interessadas na formação de uma federação. ‘’ Portanto, se um dos partidos discorda de uma ou outra tese do PT, se discute isso internamente’’, afirma o líder petista, deixando ainda mais claro.
‘’O PT não vai resolver nada das federações pelas páginas de jornais ou recebendo pito desse ou daquele partido. O PT tem história, tem maturidade’’.
O deputado José Guimarães respondeu, ainda, na entrevista à Folha de São Paulo, que ‘’esse tipo de posição do presidente do PSB não ajuda, só atrapalha, e complica fortemente aquele desejo que é quase unânime na bancada de deputados do PSB e de muitos deputados do PT’’.
Segundo Guimarães, ‘’o PSB vai participar da federação com o seu tamanho, o PT com o seu tamanho, o PV com o seu tamanho, o PC do B com o seu tamanho’’. O petista acrescenta
. ‘’Isso é respeito e reconhecimento do que o eleitor decidiu na última eleição e poderá decidir na próxima. E temos que agregar outras forças de centro’’