Com a chegada do mês de junho, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará, unidade da Secretaria da Saúde do Estado, inicia mais uma edição da campanha Junho Vermelho, movimento nacional que reforça a importância da doação voluntária de sangue. Neste ano, a campanha traz como tema “O jogo mais importante do ano”, convidando a população a “entrar em campo pela vida” por meio da solidariedade, em alusão ao mês festivo dos jogos mundiais da Copa, que também têm início em junho. A programação acontece nas unidades do Hemoce em Fortaleza, Crato, Iguatu, Juazeiro do Norte, Sobral e Quixadá, com ações voltadas para sensibilizar novos voluntários e incentivar a fidelização dos doadores regulares. A campanha também busca reforçar a importância da doação de sangue durante o período de férias, no mês de julho, quando tradicionalmente ocorre redução nos estoques.
A abertura oficial da campanha será realizada no dia 1º de junho, nesta segunda-feira, na sede do Hemoce, em Fortaleza. Ao longo do mês, a instituição promoverá uma série de atividades especiais para os doadores, unindo o clima da Copa do Mundo e das tradicionais festas juninas em uma programação temática e acolhedora. Durante o mês, prédios públicos e instituições parceiras também deverão receber iluminação vermelha em homenagem ao Junho Vermelho e ao Dia Mundial do Doador de Sangue. Para doar sangue, é necessário estar saudável, bem alimentado, pesar acima de 50 kg, ter entre 16 e 69 anos e apresentar um documento oficial com foto. Menores de idade devem apresentar termo de consentimento assinado pelos pais ou responsável legal.
