Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), da rede pública do Governo do Ceará, promove neste sábado, 21 de setembro, a partir das 9h, no posto de coleta na Praça das Flores, uma atividade de conscientização para o cadastro de medula óssea. A ação acontece em referência ao Dia Mundial do Doador de Medula que é celebrado no terceiro sábado do mês de setembro. Os hemocentros regionais também realizarão uma programação para mobilizar os doadores.

Com o objetivo de ampliar o número de pessoas cadastradas para doação de medula óssea o Hemoce preparou uma programação diferenciada para conscientizar a população. Os voluntários serão recepcionados com material informativo e lacinhos laranja, cor símbolo da doação de medula. Serão oferecidos também serviços de avaliação nutricional com bioimpedância, teste de glicemia, aferição de pressão arterial e orientação sobre a importância do cadastro para doação de medula óssea.

A ação contará também com um espaço kids com pintura e entretenimento para que os pais possam levar as crianças. Grupos de incentivos a solidariedade como: Caçadores de Medula, Panapaná e FlaMedula estarão presentes mobilizando o público. “O primeiro passo para ser um doador de medula óssea é realizar um cadastro em uma das unidades do Hemoce. Para se cadastrar basta ter entre 18 e 55 anos de idade, não ter histórico pessoal de câncer e apresentar um documento de identificação oficial com foto. Você preenche um formulário com dados pessoais, fornece dois telefones para contato e será coletada uma amostra de sangue de 5ml para a realização de testes”, explica Nágela Lima, coordenadora da captação de doadores do Hemoce.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp