O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), equipamento vinculado à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), celebrou o Dia Mundial do Doador de Sangue, na segunda-feira (14), com uma programação especial para os voluntários. A solidariedade marcou a data e o Hemocentro cearense recebeu 374 doações de sangue em todo o Estado. Este número representa um aumento de 100% na quantidade de bolsas coletadas se comparado com o mesmo dia em 2020, quando as unidades do Hemoce receberam 187 doações de sangue.
Até o fim de junho, o Hemoce está com a campanha “Tudo Começa Quando Você Estende a Mão”, sendo uma referência ao gesto de estender o braço para a solidariedade. Desenvolvida pelo Instituto Pró-Hemoce, as peças ilustrativas estão sendo trabalhadas em redes sociais, cartazes, banners e adesivos, e divulgadas em todo o Estado. A campanha é em alusão ao “Junho Vermelho”, movimento nacional criado em 2015 pelo Movimento Eu Dou Sangue para aumentar o número de doações.
As doações de sangue no Hemoce beneficiam pacientes que necessitam de transfusão em mais de 480 unidades de saúde no Ceará. O sangue, antes de ser distribuído aos hospitais e demais unidades, passa por um processo de análise e testes para garantir a segurança transfusional.
Como faço para doar?
O Hemoce está recebendo os doadores com hora marcada para evitar aglomerações nas unidades. Os voluntários podem agendar um horário pelo site: doador.hemoce.ce.gov.br ou pelos telefones de contato de cada unidade. Em Fortaleza, os doadores podem ligar para (85) 3101.2305 ou (85) 9.9681.7597 – WhatsApp.
Para doar sangue, é necessário estar saudável, ter entre 16 e 69 anos de idade, pesar acima de 50kg e apresentar um documento de identificação original e com foto. Os menores de idade devem ter autorização dos pais ou responsáveis para doar. O termo de autorização está disponível no site do Hemoce.