O Hospital Geral de Fortaleza (HGF) abriu, nessa sexta-feira, a segunda edição do Projeto Diabetes em Ação. O movimento continua ao longo deste sábado (6) como alusão ao Dia Mundial do Diabetes, a ser comemorado no próximo dia 14 de novembro.

O projeto, realizado em parceria com instituições públicas e privadas, atende 99 pacientes pré-agendados para realização de consultas com médicos endocrinologistas e nutricionistas, s exames e orientações sobre tratamento da doença.

“É uma forma não apenas de dar celeridade aos atendimentos já marcados pelo hospital, mas de oferecer também um olhar mais amplo sobre a doença para esses pacientes”, explica o médico chefe do serviço de Oftalmologia do HGF, Felipe Carvalho.

“Muita gente não sabe, mas a diabetes, por exemplo, é uma das maiores causas de cegueira no mundo”, alerta Felipe Carvalho, para quem as pessoas precisam ficar mais atentos aos sintomas da doença.


Além da realização de exames oftalmológicos complexos, como a fotocoagulação a laser e a retinografia colorida, a ação também vai oferecer atendimentos endocrinológicos, nutricionais e avaliação de pé diabético.

“A diabetes é uma doença sistêmica, que atinge o organismo como um todo, por isso nossa preocupação em conscientizar a população sobre os cuidados”, pontua Carvalho.

Os atendimentos foram realizados hoje, 05, em dois turnos e prosseguem amanhã, 06. Em cada turno, serão atendidos 33 pacientes previamente agendados pelo hospital.

“O desejo era de fazer um grande mutirão aberto ao público, como fizemos em 2019, que atendemos mil pacientes em único dia. Mas, com a pandemia [de Covid-19], tivemos mais uma vez de escolher pacientes mais graves que estavam na fila”, justifica o especialista.

AÇÃO FILANTRÓPICA

O presidente do Rotary Club de Fortaleza Alagadiço, David Aguiar Araujo, e a primeira-dama, Christianne Estrela, também estão engajados no Projeto Diabetes em Ação. O Rotary Club de Fortaleza está responsável pela doação de cestas básicas com insumos estratégicos para pessoas com diabetes durante o atendimento.

Também participaram do encontro Alexsandro Moreira, membro da Comissão de Relações Públicas do Rotary Cube de Fortaleza Alagadiço e José Alves, 2° Vice-Presidente do RCF Alagadiço.
A ação conta ainda com o apoio da Sociedade Cearense de Oftalmologia (SCO), da Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo (SBRV), da Associação Brasileira de Estomaterapia (Sobest) e das empresas Latinofarma, Alcon, Vie Care e At Home.

(*) Com informações Governo do Estado do Ceará