O Hospital Geral de Fortaleza (HGF), equipamento da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), realiza, entre os dias 19 e 23 de agosto, um mutirão para entrega, adaptação e substituição de próteses oculares. A expectativa é de zerar a fila dos 90 pacientes que aguardam pelo procedimento no Programa de Prótese Ocular da unidade.
Todos os pacientes que passarão pelo procedimento já são acompanhados no ambulatório de Oftalmologia do hospital. Antes de receber a prótese, eles passam por avaliação completa com os especialistas para definir condições de adaptação, volume adequado, tipo e tamanho ideal da prótese.
“É um serviço que muda a autoestima e a vida dessas pessoas”, ressalta a assistente social do programa, Joélia Penha. “No mutirão, temos uma variedade grande de tamanhos e cores para possibilitar, além do encaixe perfeito, características físicas mais próximas possíveis do olho do paciente”, acrescenta.
A iniciativa do serviço de Oftalmologia em parceria com o Serviço Social da instituição existe há 22 anos, e realiza distribuição e aplicação de próteses oculares em pacientes que, por motivos diversos, sofreram uma perda de olho. Para participar do programa, é preciso de encaminhamento a partir de uma unidade básica de saúde à Central de Regulação da Sesa.