O mês de novembro é dedicado a campanhas com alertas sobre a saúde masculina. As mensagens são direcionadas à mobilização dos homens para cuidar melhor da própria saúde, com um recado direto para realização de exames que podem detectar problemas na próstata.
Os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca) apontam que, no Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, sendo o tipo da doença mais comum entre os homens e que é a causa a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. A estimativa no Brasil aponta que, a cada ano, no triênio 2023-2025, serão 71.730 novos casos de câncer de próstata.
MENSAGEM NO JORNAL ALERTA GERAL
O Jornal Alerta Geral tem mensagens diárias sobre a agenda que os homens devem cumprir para manter a saúde em dia. Os repórteres participam com informações sobre os exames PSA e toque retal como indispensáveis para os homens manterem em dia a saúde da próstata.
As reportagens e mensagens tem como objetivo despertar os cuidados para a saúde masculina. Há motivos para preocupação: uma pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) revela que apenas 32% dos homes acima de 40 anos se consideram muito preocupados com a sua própria saúde e que 46% deles só vão ao médico quando sentem algo. Esse número aumenta para 58% se este homem utiliza apenas o SUS.
O Jornal Alerta Geral é gerado pela FM 104.3 – Grande Fortaleza, tem transmissão pelas redes sociais do @cearaagora e por mais de 20 emissoras de rádio do Interior do Estado.
DIAGNÓSTICO, MEDO E ANSIEDADE
A pesquisa tem outro diagnóstico: apesar do descaso, metade dos homens tem medo ou ansiedade quando pensam em sua saúde.
O estudo, viabilizado pelo Laboratório Adium, foi realizado com homens acima de 40 anos representantes de todas as regiões do país, via aplicativo mobile, pelo Instituto de Pesquisa IDEIA.
FUNÇÃO E PAPEL DA PRÓSTATA
A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, que pesa cerca de 20 gramas, e se assemelha a uma castanha. Ela localiza-se abaixo da bexiga e sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma.
De acordo com os estudos, na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura.
Na fase avançada, os sintomas são:
- dor óssea;
- dores ao urinar;
- vontade de urinar com frequência;
- presença de sangue na urina e/ou no sêmen
FATORES DE RISCO
- histórico familiar de câncer de próstata: pai, irmão e tio;
- raça: homens negros sofrem maior incidência deste tipo de câncer;
- obesidade
PREVENÇÃO
Segundo os urologistas, a única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce.
Há, nesse quadro, um alerta: mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos, e sobre o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico).
Os números apontam, ainda, que cerca de 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados somente pela alteração no toque retal. Outros exames poderão ser solicitados se houver suspeita de câncer de próstata, como as biópsias, que retiram fragmentos da próstata para análise, guiadas pelo ultrassom transretal.
(*) Com informações do Ministério da Saúde, INCA e Agência Brasil