A Polícia Militar flagrou dois homens levando cerca de 1,5 mil aves que foram capturadas da região do Cerrado brasileiro. Os homens transportavam os animais dentro de um automóvel, na rodovia federal BR 116, no município de Jati – Área Integrada de Segurança 11 (AIS 11). A dupla declarou aos policiais que vinham de Brasília, Distrito Federal, de onde caçaram os animais para serem comercializados em Fortaleza. As prisões aconteceram na madrugada desta sexta-feira (6), por volta de 0h30min, durante blitz na estrada.

Marcílio José de Oliveira (53) e José Serafim da Silva (41) levavam os animais em gaiolas carregadeiras, utilizadas para fazer o transporte das aves. Os pássaros apreendidos são da espécie Canário-da-terra e Pintassilgo. De acordo com depoimento de um dos suspeitos, o transporte era realizado à noite para não expor os animais ao calor e, assim, poder chegar à local de venda com o máximo de animais vivos.

Em depoimento, Marcílio, que é natural da cidade de Rubiataba, Goiás, revelou que já tem registro criminal por crime ambiental. Já Serafim, natural de Monteiro, na Paraíba, também declarou possuir antecedente criminal por porte ilegal de arma de fogo.  A Polícia investiga a participação dos homens no tráfico interestadual de animais silvestres.

Os homens foram conduzidos para a Delegacia Regional de Brejo Santo, onde foram autuados por crime ambiental. As aves apreendidas foram levadas para o Escritório do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), de Iguatu, para serem devolvidas à natureza.

Fonte: SSPDS