Está em andamento, em todo o Ceará, a distribuição das sementes do Projeto Hora de Plantar do Governo do Ceará, executado pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA). A SDA realizou a distribuição de sementes no município de Capistrano, no Maciço de Baturité.
Para a safra 2025, a expectativa é que mais de 182 mil agricultores e agricultoras de 182 municípios (exceto Fortaleza e Eusébio por não possuírem zonas rurais) sejam beneficiadas. O programa é financiado pelo Tesouro do Estado.
Estão sendo fornecidas sementes de sorgo forrageiro (250 toneladas), capim (12 toneladas), mudas de cajueiro anão (350mil), aroeira (5.800 mudas), feijão (209 toneladas), sabiá (89.700 mudas) e maniva (6mil m³).
Com 38 anos de existência, o Hora de Plantar proporciona incrementos significativos da produtividade agrícola e, consequentemente, no aumento na renda e na segurança alimentar de inúmeros cearenses.
Em 2021, através da Lei Ordinária nº 17.534, o projeto tornou-se uma Política Pública de Estado destinada ao fomento à produção rural de forma perene, proporcionando resultados socioambientais e econômicos relevantes para o agricultor familiar. Para esta edição, o Hora de Plantar tem investimento de R$ 35 milhões.
O secretário Moisés Braz reforçou o compromisso do Governo do Ceará com a agricultura familiar.