O Plantão Psicológico do HSM é um serviço vinculado ao setor de emergência e realiza escuta terapêutica voltada para a dor emocional mais emergente. Para atender melhor a população e uma maior quantidade de pessoas, o serviço será ampliado a partir desta sexta-feira, primeiro de novembro, passando a funcionar das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira.

O coordenador do Serviço de Psicologia do HSM, Wesley Ramos, explica que o objetivo é dar suporte aos pacientes e orientações de crise ou dificuldades. “É uma abordagem acessível e flexível, ideal para momentos em que as pessoas estão em desafios emocionais necessitando de um espaço seguro para expressar suas preocupações e angústias”, frisa.

O Plantão Psicológico do HSM atende diversas situações como ansiedade e estresse, crises emocionais, dificuldades nos relacionamentos, além de lutos, perdas, baixa autoestima, entre outros. “Vamos oferecer até cinco sessões por paciente e essa limitação é intencional, pois o foco é oferecer suporte imediato e eficaz, ou seja, não é terapia, é um atendimento terapêutico emergencial e ao final desse processo, o paciente pode ser encaminhado para um acompanhamento mais longo e estruturado”, diz Ramos.

“Amparo e acolhimento a dores graves emocionais são foco da emergência psicológica”, diz Clarisse Missiê

A psicóloga Clarisse Missiê frisa que a grande importância desse serviço é prevenir agravos para o risco de suicídio, comportamentos que levam a autolesão e agressividade, transtornos de ansiedade e síndrome do pânico, prevenindo também um possível internamento. “A emergência psicológica ampara e acolhe o paciente com suas dores emocionais e oferece o tratamento especializado, tirando aquele paciente de uma crise que possa trazer complicações caso não seja diagnosticada e tratada da melhor maneira possível”, afirma.