Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Médicos, enfermeiros e fisioterapeutas do Hospital São José (HSJ), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), participaram de treinamento teórico e prático para uso do capacete Elmo, equipamento de respiração assistida para tratar pessoas com quadro leve ou moderado de Covid-19. Realizada na manhã da sexta-feira, 18, a ação formativa foi ministrada por profissionais da Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), cujo superintendente, Marcelo Alcântara, é o idealizador do Elmo.

O capacete tem se mostrado fundamental para evitar a intubação de pacientes, reduzindo em 60% a necessidade de internações em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

“O Hospital São José é referência estadual para pacientes com Covid-19 e esse treinamento é muito importante para que todos se preparem para utilizar essa nova tecnologia disponível para cuidar desses pacientes que necessitam muito de monitoramento ventilatório”, aponta Lisandra Serra, infectologista e médica intensivista do HSJ.

Ela destaca ser essencial que os profissionais da saúde tenham acesso a todas as alternativas possíveis para tratar pacientes com diferentes quadros de Covid-19.

Durante o treinamento, os profissionais debateram sobre o conteúdo teórico de funcionamento da ferramenta e, logo em seguida, já puderam ter uma experiência prática. A didática implementada pela ESP incluiu a presença de um paciente fictício, o ator Eudiston Paixão, que participou da simulação utilizando o capacete.

“A dinâmica do treinamento é eficiente para que os treinados já possam aplicar o que aprenderam e ver realmente quais são os desafios desse método”, completa Lisandra, que participou das simulações.

(*) Com informações do Governo do Estado.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp