Todos os dias nascem, em média, 13 bebês na maternidade do Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), da rede pública do Governo do Ceará. São 400 recém-nascidos por mês. 33% são prematuros e necessitam de cuidados neonatais especializados. Como o leito humano é o principal aliado dessas crianças, o hospital demanda da doação de leite para proporcionar uma recuperação mais rápida e com resultados satisfatórios para esses bebês.
Com o tema “Doe leite materno, alimente a vida”, a campanha lançada em maio deste ano tem o intuito de sensibilizar as mulheres que estão amamentando a doarem leite. Por isso, o HGCC conta com a solidariedade das mães que estão amamentando para fazer a doação de leite tão essencial para os bebês internados na UTI da unidade hospitalar.
A coordenadora do Banco de Leite Humano do HGCC, Rejane Santa, explica que são necessários 15 litros de leite por dia para alimentar, com exclusividade os recém-nascidos internados na unidade neonatal. Segundo a médica, o leite materno possui anticorpos, vitaminas e nutrientes que ajudam no desenvolvimento e crescimento do bebê, diminuindo os riscos de infecção e reduzindo o tempo de internação.
Doação um ato de amor
Toda mãe que amamenta pode fazer a doação e ajudar a salvar vidas. Basta retirar o excesso de leite e guardar no congelador em um frasco de vidro limpo e esterilizado, com tampa plástica, identificado com nome completo e a data da primeira coleta. O leite guardado pode ficar no congelador entre sete e dez dias. Depois, é só entrar em contato por meio do telefone: (85) 3101 5367. A ligação pode ser feita a qualquer hora.
O Banco de Leite Humano funciona 24 horas por dia. O HGCC é referência estadual na captação de leite materno e fornece vidros esterilizados para dar continuidade à doação. Também é encaminha para as mães panfleto informativo orientando sobre o processo de doação.
(*)com informação do Governo do Estado do Ceará