Nesta quinta-feira (2), as novas instalações da unidade de acidente vascular do Hospital Geral de Fortaleza (HGF), da rede pública do Governo do Ceará, foram inauguradas após a reforma realizada no mês de fevereiro. A cerimônia contou com a presença do diretor geral do HGF, João Batista Silva, e colaboradores da unidade. “Adquirimos e substituímos antigas instalações. Nossa finalidade é dar a melhor assistência ao nosso paciente, que nesse caso é crítico, com qualidade e segurança. Hoje temos uma unidade modelo, dentre os melhores protocolos”, ressaltou João Batista.
O local passou por uma reforma estrutural de novas instalações de ar-condicionado e elétricas e também novos banheiros. O neurologista e coordenador do AVC do HGF, Fabrício Oliveira, também deu destaque a essa nova conquista. “A reforma foi importante em três aspectos: pela importância da unidade em si, porque uma unidade bem cuidada afeta diretamente os profissionais que lá trabalham, e pelos pacientes, pois são pessoas em estado crítico. Um ambiente reformulado diminui riscos de procedimentos”, declarou.
Atendimento de AVC no HGF
Em média, a emergência do Hospital Geral de Fortaleza, atende por mês 240 pessoas vítimas de AVC. Por ano, 1.900 dão entrada pela emergência e 800 pacientes ficam internados na unidade de AVC. O HGF foi a primeiro hospital público do Ceará a oferecer o tratamento a partir do trombolítico, um medicamento que dissolve os coágulos no cérebro e diminui em quase 50% as possíveis sequelas da doença, além de reduzir cerca de 30% a mortalidade.
A unidade de AVC do HGF investe na reabilitação precoce por meio de uma equipe multidisciplinar. São médicos neurologistas, enfermeiros capacitados para tratar de AVC, fonoaudiólogos, fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais que monitoram, 24 horas por dia, 20 leitos de internação.
Com informação da A.I